O Gerenciamento de processos de negócios (BPM) trouxe uma nova proposta de gerenciamento de processos, permitindo uma visão de gerenciamento ponta a ponta.
O Significado de Gerenciamento de Processos Ponta a Ponta é quando existe uma solicitação de um cliente ou demanda, em que se tem um acionamento de um evento qualquer, que dispara um conjunto de decisões e atividades interfuncionais, que em seguida produzem um resultado a ser entregue pela parte demandante.
Dessa forma, permite-se entender e visualizar um processo de forma horizontal, com algumas etapas funcionais que têm um objetivo geral de entregar o resultado esperado. Ou seja, ele começa, tem meios, e por último, resultados. Tudo inerente ao processo de negócio modelado ou operacionalizado.
O BPMN é uma Notação de desenho e mapeamento de processos. A sigla significa Business Process Model and Notation, que traduzindo-se tem-se Notação e Modelagem de Processos de Negócios. Essa notação padroniza de forma internacional a disposição de etapas de processos de negócios, criada pela Business Process Management Initiative (BPMI) e incorporada pelo Object Management Group (OMG).
O Business Process Management Commom Body of Knowledge (CBOK), que se traduz como sendo, Corpo Comum de Conhecimentos em Gerenciamento de Processos de Negócio, está estruturado em 9 áreas de conhecimento, sendo elas:
O CBOK é um guia que reúne o conhecimento fundamental aos profissionais que atuam em gestão de processos, feito da junção de várias correntes de pensamentos em uma redação mais coesa e padronizada de forma harmônica.
Não é tão simples ou fácil a leitura do CBOK, mesmo para quem já atua profissionalmente na área, porém, de fundamental importância em gestão e análise de performances empresariais.
Deixe aqui o seu comentário ou até mesmo envie dúvidas e comentários para nós através do Fale Conosco.
Sucesso.