Se você já aprendeu um pouquinho de gestão de qualidade em algum momento da sua vida, você com certeza já se deparou com essa sigla: 5W2H, que é uma simples e poderosa ferramenta da qualidade, utilizada amplamente e em todo o planeta de forma muito prática.
Pois bem, se você já viu algo sobre ela, ou se mesmo com tanta utilidade, ainda não sabe do que se trata, com certeza o título desse post pelo menos chamou a sua atenção não foi? Sei que sim. Mas no título tem outra sigla parecida indo de encontro com a que já mencionei aqui, a sigla 5W3H, isso mesmo, aumentamos mais 1 “agá” no nome.
Ocorre que no mundo corporativo e do empreendedorismo, é muito comum se buscar evolução e ajustes em coisas que são amplamente utilizadas e conhecidas. Não por querer desbancar o que já é tradicional, mas sim por se precisar de melhorias importantes que permitam adequações a quaisquer situações. É o caso dessa ferramenta da qualidade, que teve mais 1 “agá” adicionado por alguém que teve a percepção de que seria mais aplicável para determinada situação.
O 5W2H tem esse nome porque representa as respostas em um plano de ação para as seguintes questões:
e também para os 2 “agás” (2H)
E tem-se configurada uma matriz aplicada em forma de questionário ou planilha, tão famosa e prática quanto o seu nome.
Exemplificando-se tal ferramenta, imagine uma situação qualquer em que o seu negócio passa por uma avaliação sua ou de uma empresa de consultoria, como por exemplo a RichPlan, em busca de melhorias. Após tais levantamentos e análises, são traçadas diversas ações de melhoria em conjunto por meio de Brainstorming e dentre elas está a seguinte: “Construir uma nova caixa d’água que alimente melhor com maior volume de água a sua linha de produção.”
Utilizando-se a 5W2H para esclarecer e definir essa ação, ficaria da seguinte forma:
AÇÃO: “Construir uma nova caixa d’água”
Perceba que apenas respondendo-se às questões do 5W2H já é possível entender com muito mais clareza e definição todo o plano de ação. Isso ajuda demais aos gestores e empresários a tomarem decisões mais claras e precisas, não acha?
Ora, mas e afinal, e o “tal 3H” que foi mencionado no início e no título desse post? A-há!!
Eis que surge a “evolução” da ferramenta, como eu mencionei anteriormente. O terceiro “agá” refere-se ao “How Many (quantos)” que em algumas situações pode ser uma informação a mais na clareza do plano de ação. E como esse terceiro “agá” lida com unidades, com certeza ele ficaria muito mais aplicável se nessa situação exemplificada, houvesse a necessidade de se construir ao invés de apenas 1 (uma) caixa d’água, 2 (duas), percebeu agora?
O exemplo ficaria assim:
AÇÃO: “Construir uma nova caixa d’água”
Percebeu a diferença? Agora tudo fica mais prático e claro, não é mesmo?
Há também situações em que você pode excluir 1 (um) desses “agás” e ficar apenas com o 5W1H, excluindo-se por exemplo o “agá” relacionado ao “how much”, pois dependendo do caso, não se faz necessário ter essa informação ou simplesmente não se tem custo.
E casos em que se aumentam os “dáblious” para 6(seis), ficando como 6W2H, em que o “dábliou” de “With (com)” poderia ser incluído, por exemplo para mencionar recursos extras ou parceiros extras naquele plano de ação.
Enfim, o que vale na verdade é ter o bom-senso e a perspicácia de entender que cada situação é ímpar e singular, não tendo que ser “engessada” em uma ferramenta com décadas de existência que não se aplique àquela situação em destaque.
Há possibilidades de se usar essas ferramentas em diversas áreas de negócios, gestão estratégica, consultorias, marketing digital, cozinha, obras de engenharia, organização pessoal, etc.
Foi relevante para você esse conteúdo?
Comece agora a aplicar então no seu negócio ou na empresa em que você atua, afinal, conteúdo bom é para ajudar a ter melhores resultados.
Muito sucesso e até a próxima.
Davi Miranda
Consultor Empresarial.
#gestao #gestaoempresarial #qualidade #gestaodaqualidade #negocios #dicas #marketingdigital #ferramentas #5W2H #estrategia